Uma loucura, bicho 🥴
Feb 24, 2023🐮 Essa notícia não é exatamente sobre a suinocultura, mas seria uma loucura não falar sobre ela aqui. Falando em loucura… A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) confirmou a presença da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – a doença da “vaca louca" – no estado. E o que é mais louco ainda (tá bom, vamos parar) é que se trata de uma forma atípica da doença, ou seja, que surge de forma espontânea no animal, sem risco de disseminação nem para o rebanho nem para o ser humano.
• Diante da confirmação, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem adotando todas as providências governamentais com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne: a propriedade foi inspecionada e interditada preventivamente, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) foi comunicada, e amostras foram enviadas para análise.
• Quanto às exportações brasileiras, as exportações de carne bovina à China estão suspensas desde o dia 23 de fevereiro, de acordo com o protocolo entre os dois países – mas o diálogo para o restabelecimento está rolando.