
O Aviário - #16 Prevalência de Campylobacter na avicultura: devemos nos preocupar?
Mar 21, 2023A transmissão de doenças através de alimentos contaminados é alta em todo o mundo. Segundo a OMS, em 2015, 52% das doenças alimentares foram causadas por bactérias, sendo Campylobacter o patógeno mais comum. Portanto, entender a prevalência dessa bactéria na avicultura e seus impactos na saúde pública é de grande importância para o nosso setor. Nesse episódio, nós recebemos a Dra. Belchiolina Beatriz Fonseca, médica veterinária e especialista na de sanidade e produção avícola, que responde às nossas (e provavelmente as suas também!) principais dúvidas sobre o tema.
O que você irá aprender:
1. Biosseguridade na avicultura
2. Impacto da Campylobacter na cadeia produtiva avícola
3. Qual a relação de Campylobacter e as doenças humanas
4. Uso de melhoradores de desempenho no controle da doença
Conheça a convidada:
Dra. Belchiolina Beatriz Fonseca
Experiência:
○ Atual: Professora das disciplinas de Avicultura e Ornitopatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
○ Passada: Preceptora do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária na área de Medicina Veterinária Preventiva (UFU)
Áreas de conhecimento:
○ Graduação em Medicina Veterinária (2002) pela Universidade Federal de Uberlândia.
○ Mestrado em Ciências Veterinárias (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia.
○ Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia.
○ Pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica na área de Biotecnologia em Saúde Humana e Animal pela Universidade Federal de Uberlândia.
○ Possui experiência nas áreas de sanidade e produção avícola com ênfase na relação patógeno hospedeiro, e em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de alternativas ao uso de antimicrobianos em aves.
○ Vem desenvolvendo pesquisas a respeito do uso de embriões de aves como modelo animal. Atua principalmente nos seguintes temas: Campylobacter, APEC, Salmonella, Erysipelothrix sp strain 2, nanobiotecnologia, doença de aves de produção e uso de embriões de galinhas como modelo experimental para fármacos e infecção.