Apertem os cintos! ⚠️

swine o'clock Dec 09, 2022

 🚛 Okay, nós sabemos que os suínos não usam cintos de segurança – mas como a gente pode dar uma carona a eles de forma mais segura? É essa a pergunta que o Prairie Swine Center, o Ontario Veterinary College, e a University of Saskatchewan – todos no Canadá, tentaram responder com sua análise dos fatores de risco de mortalidade para leitões desmamados durante o transporte. Os resultados? O tipo do caminhão usado no transporte, a distância percorrida, e a temperatura estão entre os fatores que mais influenciam nas mortes. 

     • As carretas boiadeiras (do inglês, pot-belly trailers) tiveram as piores performances quando comparadas a outros tipos de transporte.

     • Viagens longas com múltiplas paradas também apresentaram taxas de mortalidade altas. 

     • Surpreendentemente, temperaturas mais baixas tiveram mais mortalidades, enquanto outros estudos tinham mostrado que quanto mais alto os termômetros batessem, maiores seriam os desafios. No entanto… o estudo foi feito levando em conta o período de janeiro-fevereiro no Canadá, com suas temperaturas abaixo de zero – então pode ser que não seja exatamente assim em lugares onde não faz um frio de lascar desses. 

🔍 De qualquer modo, os resultados certamente ajudarão a transportar leitões desmamados de forma mais humana e segura no futuro. Leia mais detalhes aqui